terça-feira, 15 de março de 2011

Beckett em Filme


Beckett on Film foi um projeto cinematográfico, realizado entre os anos de 2000 e 2001, na Irlanda e Reino Unido, que teve como objetivo levar para a tela 19 peças do “dramaturgo do absurdo”, Samuel Beckett. 
Beckett em Filme é uma tentativa, idealizada por Pedro Miranda e Marcelo Mangini, de legendar para o português (do Brasil) estas adaptações, disponibilizado-as (tanto os filmes, como as legendas).


Escrevi "tentativa" lá em cima, porque o projeto ainda não foi finalizado e, para isso, talvez precisemos da ajuda dos visitantes do blog.

Antes mesmo do blog ser criado, as legendas já eram upadas para os sites opensubtitles, subscene e legendas.tv. Porém, sabemos que nem todos conhecem estes sites ou mesmo sabem procurar por legendas na internet, o que não quer dizer que não possam ter acesso a este conteúdo, principalmente quando se trata de um material tão rico como as peças de Samuel Beckett.

Assim, com o intuito de propagar este projeto de legendagem (e até tradução, já que algumas destas peças nunca foram traduzidas para o português!) E também visando a ajuda dos visitantes para terminar as traduções, este espaço foi concebido.

Espero que gostem.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre Samuel Beckett:

Samuel Beckett (Dublin, 13 de abril de 1906 — Paris, 22 de dezembro de 1989) foi um dramaturgo e escritor irlandês.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1969. Utiliza nas suas obras, traduzidas em mais de trinta línguas, uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa tanto no Brasil como em Portugal é a peça Esperando Godot.
Beckett nasceu numa família burguesa e protestante, e em 1923 ingressa no Trinity College de Dublin, para se formar em Literatura Moderna, especializando-se em francês e italiano. Em 1928, meses após sua mudança para Paris, conhece James Joyce, apresentado por um amigo em comum. Torna-se grande admirador do escritor, e sua obra posterior é fortemente influenciada por ele.
Após lecionar durante o ano de 1930 na Irlanda, Beckett volta no ano seguinte para Paris, fixando residência na cidade, e escreve sua primeira novela, “Dream of Fair to Middling Women” (publicada após a morte do autor, em 1993) Em 1933, Beckett retorna novamente a Dublin, pois, devido ao falecimento de seu pai, encarrega-se de cuidar de sua mãe. Retorna a Paris em 1938, quando é marcado por dois acontecimentos de grande importância: fica gravemente ferido ao ser agredido por um estranho, que lhe desferiu uma facada no peito, e conhece Suzanne Deschevaux-Dusmenoil, com quem viveria o resto da vida e se casaria em 1961.
Depois da eclosão da Segunda Grande Guerra, vincula-se à resistência francesa, na ocasião da invasão de Paris pelo exército nazista, em 1941, juntamente com sua esposa. Afasta-se da resistência em 1942, quando ambos foram obrigados a fugir da França. Morre em 1989, cinco meses depois de sua esposa, de enfisema pulmonar, contra o qual já lutava havia três anos. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Beckett

Segundo o livro 501 Grandes Escritores, o estranho que esfaqueou o escritor seria um cafetão que quase levou Beckett à morte. O livro ainda relata o seguinte: "O caráter aleatório de tal evento - o cafetão, ironicamente chamado Prudent, alegou no tribunal que não tinha qualquer razão para atacá-lo - ecoou dentre de Beckett pelo resto da vida."
Mais à frente, o livro fala do período posterior à guerra: "Beckett saiu da guerra melancólico e derrotado, mas com intenso desejo de continuar a escrever. Logo se interessou pela dramaturgia como forma de escapar do peso dos romances [as peças do projeto Beckett on Film cobrem o período de 1948, com Esperando Godot, a 1983, com What Where]. Trabalhando contra o princípio defendido por Joyce, de que a escrita deveria ser exuberante e preocupada com manifestações exteriores, Beckett escreveu peças e romances que tratavam sobre o empobrecimento e da perda. Em 1949, concluiu Esperando Godot, peça sobre dois vagagundos que esperam infidavelmente pela chegada de um misterioso personagem chamado Godot. A peça foi uma sensação internacional, e outras como Fim de partida, Dias felizes e A última gravação de Krapp confirmaram sua posição como dramaturgo experimental."
Fonte: 501 Grandes Escritores, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário